tag:blogger.com,1999:blog-37292823.post128458556523648561..comments2023-05-02T12:28:58.162+00:00Comments on La Petite Vie: étoilehttp://www.blogger.com/profile/02062341403520302559noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-37292823.post-34873366141931570982007-03-09T19:47:00.000+00:002007-03-09T19:47:00.000+00:00A avaliação não evita (nem deverá evitar) todas as...A avaliação não evita (nem deverá evitar) todas as formas de sorte ou azar. <BR/>Para sorte de uns e azar de outros.<BR/>Ponto final.Trolhahttps://www.blogger.com/profile/04881227698700547034noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37292823.post-2878549342467144472007-03-09T10:48:00.000+00:002007-03-09T10:48:00.000+00:00Disparate...A avaliação deve evitar todas as forma...Disparate...<BR/>A avaliação deve evitar todas as formas de sorte ou azar. Não será?étoilehttps://www.blogger.com/profile/02062341403520302559noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37292823.post-86107245811974150212007-03-09T00:42:00.000+00:002007-03-09T00:42:00.000+00:00Olha, Luz Clara.Por mais que custe a entender a ...Olha, Luz Clara.<BR/>Por mais que custe a entender a muita gente (nomeadamente a muitos professores deste país) a situação do Rui e do Jorge não são objectivamente iguais.<BR/>Se um por forças das circunstâncias e das vicissitudes da vida faltou às aulas - azar dele. <BR/>Mas objectivamente um foi mais assíduo que o outro. Essa ´a realidade dos factos.Indesmentível.<BR/>E pouca gente consegue ter a noção exacta do coneceito de assiduidade e das suas implicações práticas.<BR/>Eu concordo com o Senhor Secretario de Estado. Ao menos nesta matéria.Trolhahttps://www.blogger.com/profile/04881227698700547034noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37292823.post-28047714411148524052007-03-07T23:20:00.000+00:002007-03-07T23:20:00.000+00:00Depois de fazer o comentário anterior fiquei a pen...Depois de fazer o comentário anterior fiquei a pensar sobre o assunto e gostaria de fazer uma rectificação.<BR/>As técnicas negociais do ministério assemelham-se mais ao regatear marroquino do que às técnicas defendidas por Sun Tzu na “A Arte da Guerra”<BR/><BR/>JooGooJooGoohttps://www.blogger.com/profile/10636826497668039417noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37292823.post-83090909007655545452007-03-07T17:25:00.000+00:002007-03-07T17:25:00.000+00:00è óbvio que tem razão quando fala dos "ossos" atir...è óbvio que tem razão quando fala dos "ossos" atirados, mas não deixa de ser de lamentar o jogo sujo, a falta de boa fé nas negociações e propostas.étoilehttps://www.blogger.com/profile/02062341403520302559noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37292823.post-19130204067849734702007-03-07T12:07:00.000+00:002007-03-07T12:07:00.000+00:00Há coisas que eu não entendo e esta NÃO é uma dela...Há coisas que eu não entendo e esta NÃO é uma delas…<BR/>Esta proposta de avaliação da assiduidade, para o acesso ao concurso para a categoria de professor titular, não passa de um “osso” atirado pelo ministério aos sindicatos e comunicação social!!! É uma estratégia negocial digna de Sun Tzu na sua “Arte da Guerra” <BR/> Recordo a discussão em torno do novo estatuto da carreira docente:<BR/>O Ministério lança para o ar a proposta dos professores serem avaliados por pais e alunos. Proposta descabida, destinada a servir como tema de abertura de noticiários, captar a simpatia da opinião pública e funcionar como “osso negocial” para os sindicatos….<BR/>Com os pais a aplaudir a ministra por estar a “por no lugar” os professores, e face ás esperadas reivindicações dos sindicatos, o ministério recua (como previsto) neste pormenor deixando uma imagem de boa fé negocial. Contudo, o essencial da proposta mantém-se: a divisão da carreira em duas categorias com cotas para cada uma; o exame de ingresso na carreira; a observação de aulas e as taxas de insucesso e abandono como forma avaliação de desempenho; etc<BR/>Agora que cumpre regular o acesso à categoria de professor titular, lança-se mais uma proposta descabida que penaliza na assiduidade o docente que tenha mais de 9 faltas, sejam estas justificadas ou não. Esta proposta destina-se exclusivamente a deixar espaço para o ministério poder recuar em alguma coisa, com já fez relativamente ás licenças de maternidade, desviando as atenções do essencial: o fundamento economicista destas medidas que visão restringir o número de docentes no topo da carreira e onde o mérito só leva até à porta de um restaurante já apinhado, condenando o docente a aguardar que alguém saia para lhe ceder o lugar!<BR/><BR/>JooGooJooGoohttps://www.blogger.com/profile/10636826497668039417noreply@blogger.com