domingo, novembro 19, 2006


Egipto: Ministro da Cultura considerou véu retrógrado

Oitenta deputados do parlamento egípcio, da maioria à oposição islamita, exigiram este domingo um debate parlamentar sobre declarações do ministro da Cultura, Faruk Hosni, que considerou o uso do véu retrógado.

Hosni, que assume a pasta da Cultura há 20 anos e é considerado próximo de Suzanne Mubarak (mulher do presidente Hosni Mubarak), que não usa véu, lamentou que se assista no Egipto a um «recuo» nesta matéria.
«As mulheres com as suas belas cabeleiras assemelham-se a flores. Não é preciso escondê-las dos outros», afirmou, considerando que «nos nossos dias, a religião preocupa-se muito com as aparências».
Esta opinião foi imediatamente denunciada pelos islamitas como uma blasfémia e uma cedência ao Ocidente. «Ele tenta atingir as bases da nação muçulmana», disse Mohamed Habib, n úmero dois dos Irmãos Muçulmanos, o principal grupo da oposição.
Depois de 30 anos de reislamização, sob influência wabita, as mulheres sem véu no Egipto são actualmente sobretudo cristãs coptas, um grupo muito minoritário.

Fonte:Diário Digital / Lusa 19-11-2006

Sem comentários: