segunda-feira, março 05, 2007



Paul Auster





Novo filme de Paul Auster estreia dia 21 em Nova Iorque«A vida interior de Martin Frost», o novo filme do escritor norte-americano Paul Auster, terá a sua primeira apresentação mundial no dia 21 em Nova Iorque, no âmbito do 36º festival New Directors/New Films.
O filme, que foi rodado em Portugal em 2006, parte de uma história de «O livro das Ilusões», de Auster, em que entra a personagem Martin Frost.
Esta é a história de um escritor de sucesso que se apaixona por uma mulher que apareceu misteriosamente na sua casa de campo.
O elenco conta com as participações de David Thewlis, Irene Jacob, Michael Imperioli e Sophia Auster, filha do escritor.
O filme teve um orçamento de 3,5 milhões de dólares, contou com 200 mil euros de apoio financeiro do ICAM e produção conjunta da Clap Filmes, de Paulo Branco, da Alma Films (França) e da Tornasol Films (Espanha).
«A vida interior de Martin Frost» será exibido em estreia mundial no dia 21 no Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque, e ainda não tem data de estreia em Portugal.
Fonte das Edições Asa referiu à agência Lusa que o guião do filme será editado em Portugal em Maio, podendo coincidir com a estreia nos cinemas portugueses, na presença do escritor.
Em Setembro, aquela editora irá também lançar o mais recente romance de Paul Auster, intitulado «Travels in the Scriptorium», com tradução de José Vieira Lima.
O livro, que sucede a «As Loucuras de Brooklyn», tem como protagonista um homem idoso que perdeu a memória.
Em entrevistas recentes a propósito do novo romance, Paul Auster dá conta de que esta é uma história sobre a velhice, mas que também pode ser entendida como uma parábola política, sobre a governação de George W. Bush.
Por «Travels in the Scriptorium» passam também Daniel Quinn, personagem da «Trilogia de Nova Iorque», e Anna Blume, protagonista de «O país das últimas coisas».
Um dos primeiros romances de Paul Auster, «O país das últimas coisas» também vai ser adaptado para o cinema, por Alejandro Chomski, com rodagem prevista ainda para este ano na Argentina.
Paul Auster, 60 anos, prémio Príncipe das Astúrias das Letras 2006, é um dos mais apreciados escritores norte-americanos em Portugal.
Da sua obra literária destacam-se «Mr. Vertigo», «Palácio da Lua», «Leviathan», «Trilogia de Nova Iorque» e «O livro das Ilusões».
Escreveu ainda o argumento para cinema «Fumo», realizado por Wayne Wang, e co-realizou «Blue in the Face»«.
Em 1998 realizou »Lulu on the bridge«.


Fonte:Diário Digital / Lusa

Sem comentários: