sexta-feira, março 23, 2007


Porto: Filme da Disney em tecnologia 3D em antestreia mundial


A nova tecnologia digital 3D é lançada em Portugal no sábado, numa sala do multiplex Dolce Vita, no Porto, com a antestreia mundial do filme animado da Disney «Os Robinsons».
O novo filme da Disney, que é o primeiro destes estúdios em 2007, é baseado no livro «A Day with Wilbur Robinson», uma comédia sobre uma família que vive no futuro onde tudo é possível.
Para poder apresentar esta antestreia, o multiplex Dolce Vita adquiriu um projector de alta definição, cuja utilização deve ser complementada com uns óculos especiais polarizados que serão entregues à entrada da sala.


O primeiro filme feito para esta tecnologia foi «Chicken Little», estreado em 2005, estando em preparação o primeiro filme de acção neste formato, uma adaptação do clássico de Júlio Verne, «Viagem ao centro de Terra», com estreia agendada para 2008.


Também a DreamWorks Animation, de Steven Spielberg, aderiu a esta tecnologia, tendo já anunciado que todos os seus futuros filmes de animação serão feitos a três dimensões.


A imagem é projectada em 144 imagens por segundo (um número superior às imagens a duas dimensões). O projector transmite as imagens já polarizadas e divididas entre o olho direito e esquerdo do espectador, que, com os óculos com lentes polarizadas, consegue ver imagens diferentes em cada um dos olhos, o que cria a ilusão de profundidade das três dimensões.

Sem comentários: